top of page

CINOMOSE CANINA O QUE É?



A cinomose é causada por um vírus do gênero Morbillivirus, família Paramyxoviridae. O agente possui diferentes cepas, algumas altamente virulentas e neurotrópicas. É uma doença contagiosa que acomete principalmente filhotes ou idosos, ou cães que não foram devidamente vacinados. Transmissão ocorre por meio do contato direto com secreções que contenham o vírus (aerossóis, secreção oro nasal, urina e fezes). Filhotes e idosos são mais susceptíveis às doenças contagiosas por terem o sistema imunológico mais frágil. É um vírus bem resistente e que pode sobreviver no ambiente que um cão contaminado visitou por até três meses (especialmente lugares frios e secos).

Sintomas:

A intensidade da infecção e dos sinais depende da resposta imunológica e da cepa viral em questão, porém a imunossupressão predispõe a infecções secundárias, sendo comuns;

· Gastroenterites (diarreia, vômitos)

· Broncopneumonias (tosse, espirro, secreção nasal)

· Dermatites (descamação, feridas)

· Conjuntivite




Diagnóstico e tratamento?


O diagnóstico de cinomose deve ser feito por um veterinário. Ele vai analisar os sinais clínicos que o cachorro apresenta e realizar exames de laboratório, teste rápido que julgarem necessários. A partir disso, o profissional será capaz de indicar o melhor tratamento, de acordo com o estágio da doença em cada cachorro. Não há medicamentos antivirais eficazes para combater a doença. No entanto, o tratamento consiste em tratar os sintomas causados nos diferentes sistemas acometidos.


Prevenção;


Como medida de prevenção, a vacina múltipla (v8 ou V10) é o mais eficaz, deve ser iniciada a partir de 45 dias de vida, deve ser realizada de forma ética (aplicadas por médico veterinário) no período e na data correta, e enquanto não terminar o protocolo vacina animal não deve sair de casa para passeios.





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page