top of page

CUIDADO BÁSICOS AO ADOTAR UM GATO


Está pensando em adotar um gatinho?


Ao adotar um gato, seja ele filhote ou idoso, deve ser uma decisão bem pensada, pois eles demandam tempo, cuidado, gastos e principalmente muito amor. Por isto, separamos algumas dicas para você.


Socialização: Para quem já tem outro animal de estimação, é muito importante realizar a quarentena para evitar que doenças infecciosas possam ser transmitidas. A introdução do novo membro da família, tem que ser sempre gradual, respeitando os limites de cada animalzinho. Lembrando que o processo de socialização começam nos primeiros dias de vida . O desenvolvimento emocional dos gatos depende do ambiente em que vive e das suas experiências.

Ambiente: O ambiente é um fator muito importante a ser pensado, um felino precisa expressar seu comportamento natural, por isto a necessidade de “gatificar” o ambiente, utilizando de prateleiras na vertical, para seu gatinho tenha a onde se esconder e brincar, ter sempre comedouros e bebedouros limpos e distantes da caixa de areia. Caixas de areias devem ser sempre limpas, com a quantidade suficiente de substrato, e respeitando a quantidade de gatos por caixas. Gatos devem ser domiciliado, sem acesso à rua, para evitar doenças infecciosas, acidentes e outros.


Saúde: O ideal é que você leve seu gatinho para ser avaliado por um médico(a) veterinário(a), para que animal seja avaliado, receber orientações sobre vermifugação, realizar o teste Fiv/FeLV e iniciar o protocolo de vacinação.

Castração: A castração é sempre recomendada para evitar crias indesejadas, reduzir demarcação de território, brigas, e ajuda no controle populacional.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page