top of page

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE FIV/FELV?


Todo tutor de gato tem que saber sobre a existência destas doenças e se conscientizar do que pode ser feito, para evitar a contaminação do seu gatinho e de outros.



 

FIV - Vírus da Imunodeficiência Felina tem a progressão lenta da doença e, por isso, os gatos infetados podem permanecer saudáveis durante muitos anos antes de manifestarem sinais da doença. A transmissão é através da mordedura, cruza e a mãe pode transmitir para o filhote. Como sinais clínicos da doença temos; perda de peso, prostração, febre, inflamação da gengivas e boca, aumento de linfonodos, doenças de pele e até alteração neurológica.


FeLV - Vírus da Leucemia Felina ele é transmitido por meio do contato de gatos saudáveis com a saliva, as fezes, o leite e a urina de gatos infectados. Como sinais clínicos da doença temos: Perda de peso, anemia, apatia, problemas respiratórios, febre, perda de apetite, neoplasias, alterações de pele e neurológicas.


FIV (Vírus da Imunodeficiência Felina ou AIDS Felina) e FeLV (Vírus da Leucemia Felina) são doenças graves e silenciosas que acometem gatos e infelizmente não tem cura.


Por isto existe a campanha nacionalmente conhecida “Miou Testou” que preconiza que, todos os gatos devem ser testados para Fiv e FeLV principalmente antes de serem vacinados ou de serem incluídos em um ambiente que já possua outros gatos.


Recomendamos que ao adotar um gato é que realize o teste rápido para Fiv/FeLV, e repetir o teste após 30 dias domiciliados, sem acesso à rua e isolado dos demais gatos da casa. A prevenção da transmissão destas doenças é evitar o contato de animais sadios com animais positivos para as doenças, manter o animal domiciliado sem acesso a rua, e a vacinação.

 

12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page