top of page

LEPTOSPIROSE CANINA CANINA QUE É ?

  • Foto do escritor: clipetfinanceiro
    clipetfinanceiro
  • 28 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

A leptospirose é uma zoonose(pode ser transmitida para ser humano) doença causada pela bactéria Leptospira Spp, muito associada aos ratos urbanos, porque está presente no organismo desses animais sem causar mal a eles.


A infecção nos cães ocorre principalmente pelos sorovares Canicolae Icterohaemorrhaghiae, podendo ser infectados por outros sorovares incidentais. A transmissão da leptospirose em cães pode ser pela urina, ato da cruza, transferência placentária, mordeduras, ingestão de tecidos, água, solo ou alimentos contaminados. Após a infecção, os cães respondem de forma variável de acordo com a: virulência, sorotipo, número de bactérias no organismo e a resposta imune do cão a exposição natural ou vacinal do agente .


Sintomas: Os sinais clínicos mais comuns na infecção são:


· depressão

· perda de apetitite(anorexia)

· febre

· dor abdominal e/ou lombar

· diarreia

· halitose

· úlceras bucais

· icterícia


Pode evoluir rapidamente para a morte sem que haja tempo para o desenvolvimento de doença renal ou hepática evidente.



Diagnóstico e como tratar?


Por ser uma doença complexa, somente um médico-veterinário poderá dar um diagnóstico preciso de leptospirose canina. A partir dos sintomas, ele realizará exames complementares e testes sorológicos para identificar a doença, na presença de um cão em que a história clínica e o exame físico são compatíveis com leptospirose, o exame laboratorial é imprescindível. Tratamento de leptospirose canina pode variar de acordo com o estágio da doença. Sendo assim, as medidas terapêuticas vão desde hidratação até administração de outras medicações, que deve ser definida pelo médico veterinário. Leptospirose canina tem cura!



Prevenção


A prevenção da doença é feita por meio de vacinação específica, que o animal deve iniciar quando filhote, e receber uma dose reforço anualmente. Qualquer animal não vacinado ou com a vacina em atraso esta suscetível à contaminação. Cuidados com a higiene do quintal, presença de roedores e controle do armazenamento do lixo nas proximidades são meios de evitar a contaminação tanto canina, quanto humana. Os animais que já contraíram a doença uma vez podem ser infectados novamente por variedades diferentes da bactéria, por isso todas as medidas de prevenção devem ser tomadas.


 
 
 

Comments


Contato

Telefone

WhatsApp

Email

Horário

08h00 às 21h00

Segunda à sexta

08h00 às 18h00

Sábado

08h00 às 14h00

Domingo e feriado

Fale com a gente!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Instagram
  • Youtube

Obrigado pelo envio!

campanha-avalia-o-premiada-betel-04_orig.png

©2023 - Clipet Pet Shop e Produtos Veterinários Ltda.ME 

bottom of page