PIOMETRA, O QUE É?
- clipetfinanceiro
- 7 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de abr. de 2024
A piometra é uma doença comum que acomete o trato reprodutivo das cadelas e das gatas não castradas, sendo observada frequentemente na rotina da clínica veterinária.

A doença ocorre com maior frequência após o cio, porque, devido as alterações hormonais o útero fica mais suscetível à contaminação por bactérias, sendo o hormônio principal a progesterona, que provoca uma diminuição nas defesas naturais do útero (estimula o crescimento e a atividade das glândulas endometriais), fazendo com que este fique mais susceptível a infecções bacterianas que habitam normalmente a vagina e que ascendem através do cervix para dentro do útero infectando-o. Animais que tenham recebido administração de medicamentos abortivos baseados em estrogéneos ou anticoncepcionais baseados em progesterona (pílulas) são muito mais predispostos a piometra.

A piometra tem duas apresentações; uma descarga vaginal de pus ou fluido uterino geralmente com mau cheiro, ou a fechada em que não existe descarga vaginal. Além destas alterações animais podem apresentar febre, apatia, anorexia, vômitos, dor a palpação do abdômen entre outros. A piometra se não tratada corretamente, pode levar o animal ao óbito. O diagnóstico da doença é feito através de anamnese, ultrassom abdominal, em alguns casos o exame de sangue pode apontar a infecção no organismo.
Em quase todos os casos a infecção é tratada com a remoção do útero e ovário e antibioticoterapia.
A melhor maneira de prevenir a doença é com a castração dos animais, normalmente entre o primeiro e segundo cio.
Comments