top of page

RAIVA DE GATO

Atualizado: 19 de jul.


A raiva é uma doença contagiosa, causa por um vírus do gênero Lyssavirus. A doença causa um quadro de encefalite aguda, sendo assim, os sintomas são em geral de origem neurológica. Os mais comuns são: febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental. É uma enfermidade com alta taxa de mortalidade, quase 100% dos casos.


Os felinos que saem de casa são os mais suscetíveis à infecção, pois têm hábito de caçar outros animais, como morcegos e gambás, além de animais selvagens que também podem transmitir a doença.


A transmissão é feita por meio de inoculação do vírus que está na saliva do animal infectado. Nos animais a eliminação do vírus pela saliva ocorre anteriormente à aparição dos sintomas. A evolução dos sintomas leva cerca de 5 a 10 dias, até o óbito do animal.


Para diagnóstico definitivo é feito pela necrópsia do animal, em que são observadas lesões características encontradas no sistema nervoso central.


Para prevenção dessa doença deve ser feito a vacinação com vacina antirrábica a partir de 12 semanas de idade, tanto em gatos quanto em cães. É recomendado uma dose de reforço a cada 12 meses, durante toda a vida do animal. Além disso, manter os animais domiciliados diminui a chance de terem contato com outros animais transmissores.

16 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page