SARNA: O QUE É?
- clipetfinanceiro
- 4 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de jul. de 2023
Já viu seu cãozinho se coçando muito mas não achou nada na pele dele? Fique atento, pois o sintoma inicial da escabiose (doença parasitária por sarna) é a coceira.

Em alguns casos ocorre vermelhidão da pele e formação de crostas que vão se tornando cada vez mais espessa. O traumatismo da pele que ocorre devido à coceira intensa, favorece também o aparecimento de infecções bacterianas secundárias.
Existem várias espécies de sarna, sendo algumas de caráter hereditário (transmissão da mãe para os filhotes) que não são contagiosas, e outras contagiosas. Os sintomas geralmente são piores em animais imunossuprimidos, como filhotes e animais com outras doenças crônicas de base.
Sarna demodécica ( sarna negra):
Costuma aparecer em filhotes entre 3 e 6 meses de idade. Ocorre vermelhidão e queda do pelo. Como a sarna fica nas camadas mais inferiores da pele, a chance de formar cicatriz e não nascer pelo posteriormente é grande quando as lesões estão muito severas.
Sarna sarcóptica:
O principal sintoma é a coceira intensa. O animal se fere ao se coçar e se morder continuamente. Ocorre queda de pelo e crostas amareladas a hemorrágicas. Esse tipo de sarna é altamente contagiosa, ocorrendo transmissão por meio de contato direto com secreções do animal contaminado.
Sarna Otodécina:
Sarna que se aloja nas orelhas do animal. É maior que as demais espécies de sarna, podendo ser vista à olho nu. Causa grande incômodo ao animal. Os sintomas são coceira intensa na região das orelhas, excesso de produção de cerúmen e formação de crostas. Também é contagiosa e ocorre transmissão por contato direto com outros animais que convivem no mesmo local.
Se o seu animal se coça muito, é indicando avalição com veterinário e exames para pesquisa da causa dessa coceira. A sarna é uma doença tratável e com bom prognóstico. Deve-se diagnosticá-la corretamente e excluir outras causas possíveis da coceira.
Comments