top of page

TIPOS DE ALERGIAS NOS PETS

Atualizado: 8 de jul.

Na atualidade há muitos estudos sobre os quadros de alergia em animais devido à grande ocorrência deles nos atendimentos veterinários.  Já viu seu pet coçando as orelhas ou a lateral do corpo? Já o viu lambendo as patas frequentemente? Notou feridas que aparecem e desaparecem no corpo dele deixando crostas? Seu pet toma banho e no dia seguinte já está com odor muito forte? Esses são sinais de que talvez o seu pet tenha algum distúrbio dermatológico, podendo ou não ser alergia. Vamos apresentar a seguir alguns tipos de alergias em pets: DAPP (Dermatite Alérgica à picada de pulga)



A principal manifestação dessa dermatite é a coceira. A coceira pode ser moderada a grave. Existem animal que se mutilam, mordem a pele e os pelos para aliviar a coceira do local. Os locais do corpo que são mais acometidos são o dorso, pescoço e cauda. Assim, ressaltamos a importância do controle de ectoparasitas. Além de causar desconforto ao animal, têm a capacidade de transmitir também doenças sistêmicas que podem levar o animal à óbito.


Dermatite alimentar (hipersensibilidade alimentar)

Dentre as citadas, essa dermatite é a menos frequente. Na dermatite alimentar o animal tem sintomas na pele decorrentes de reação alérgica à algum tipo de proteína ou carboidrato que o animal ingere. Esse tipo de alergia não causa quadro agudo, demora para surgirem os sintomas, pois o animal precisa de várias exposições ao agente causador da alergia e de tempo para que o sistema imune produza anticorpos. Os principais sintomas são:

o   Coceira, podendo ser regional ou localizada

o   Infecções de pele crônicas bacterianas e/ou fúngicas

o   Dermatite úmida

o   Manifestações gastrointestinais são mais raras, mas podem ocorrer: gases, vômitos, perda de peso, diarreia, sangue nas fezes. Dermatite atópica

É a mais comum dentre as 3 citadas. É de caráter crônico. Pode ter origem hereditária (pais transmitem para os filhotes) e pode acometer várias raças. Nesta alergia, os animais são sensibilizados com agentes ambientais (poeira, ácaro, pólen, produto de descamação de outros animais). É uma doença que pode se manifestar em vários graus de intensidade. Não possui cura, mas possui métodos de controle, desde que o proprietário esteja disposto a seguir o tratamento.

Os sintomas da doença são parecidos com os das outras alergias, porém as regiões são um pouco diferentes. As áreas mais afetadas são: patas, região inguinal (perto da virilha), parte interna da coxa, axilas, região periocular e perilabial e orelhas. Nas lesões há vermelhidão, pode haver descamação e queda de pelo devido ao traumatismo causado pelo animal. Também pode ocorrer infecções secundárias caso não seja feito controle do quadro.

Para o diagnóstico dessa doença o proprietário necessita seguir as instruções do veterinário para eliminação de outras possíveis doenças. O diagnóstico é curso longo e o tratamento é para toda a vida do animal.

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page